Presentes para Idosos: Como escolher as melhores opções

Caso você esteja buscando presentes para pessoas idosas, mas esteja sem ideias e não saiba como escolher a melhor opção, este artigo irá lhe ajudar! Confira algumas dicas para acertar no produto, além de boas sugestões para presentear um vovô ou vovó querido.

Recentemente publicamos também um conteúdo com ideias de presente para avó, se essa é a sua necessidade, vale a pena dar uma olhada nesse outro post também, para complementar as ideias desse conteúdo.

É difícil dar presentes para pessoas idosas?

Grande parte das pessoas idosas costuma ser mais carente de atenção e ficam muito felizes quando são lembradas por meio de um presente. Não necessariamente pelo item ou valor monetário dele, mas pelo gesto de carinho. Assim, não costuma ser muito difícil escolher produtos para presentear pessoas idosas que as agradem.

Como escolher as melhores opções?

Para escolher um presente bacana, prefira itens consumíveis, úteis, decorativos, ou que tenham a ver com coisas que essa pessoa idosa gosta. Por exemplo, se ela tem o hobby de colecionar moedas, carros em miniatura, tapetes ou guardanapos para a casa, vale a pena investir nessa opção.

O que devo considerar antes de comprar um presente para um idoso?

Ao escolher o presente, não deixe de pensar sobre as limitações, rotina e preferências do idoso. Levar em consideração esses aspectos tornará a escolha do produto ainda mais fácil e acertada.

Limitação

Pode não fazer sentido presentear um idoso que tenha dificuldades de locomoção com um tênis de corrida ou uma viagem internacional, por exemplo. Pois, isso poderia deixá-lo frustrado em vez de feliz.

Assim, leve em conta as limitações de saúde e idade que essa pessoa tem. Você pede, até mesmo, presenteá-lo com itens relacionados a sua saúde se este for o caso. Muitas doenças exigem equipamentos específicos para tratamentos ou maior conforto.

Rotina

Pense na rotina do idoso. Por exemplo, uma senhorinha que costuma ir todas as manhãs à padaria comprar pão a pé pode gostar de receber de presente uma sombrinha impermeável, enquanto que outra idosa da mesma idade que não tenha esse hábito pode achar o item inútil.

Da mesma maneira, um vovô que torce para o time do coração e assiste a todos os jogos amaria receber uma camiseta original da marca, outro que não liga muito para futebol poderia não achar este presente tão incrível assim.

Por isso, pense nas peculiaridades da rotina do idoso. S e não souber, pergunte para um familiar ou cuidador, eles terão prazeres lhe auxiliar nessa escolha.

Preferências

Por vezes, o seu gosto pode ser diferente das preferências de uma pessoa idosa. No entanto, visto que o presente será para ela, mesmo que você pense que outro item seria mais legal, ou melhor, tente se ater a escolha que o idoso faria. Isso também vale para cores, aromas, formato, tecidos e versões de itens colecionáveis ou avulsos.

Ideias de presentes para idosos

Agora que você já entendeu alguns parâmetros para escolha do presente, confira abaixo algumas opções de produtos que pessoas idosas costumam gostar de receber.

Roupão

Os roupões são muito utilizados, principalmente no inverno, para ficar em casa e em momentos de lazer e relaxamento. Visto que pessoas idosas têm mais tempo livre, elas costumam fazer bom uso de peças de roupão.

Existem diversos tecidos, gramaturas, texturas, tamanhos e volumes na hora de comprar um roupão, assim, você deve escolher o que melhor lhe agradar. No entanto, vale lembrar que quanto mais macio for o toque do roupão, mais agradável e confortável tende a ser o seu uso.

Roupão Spa mangas compridas

  • Confortável,
  • Útil,
  • Serve tanto para homens quanto para mulheres.

Pantufa

As pantufas, assim como os roupões, são muito utilizadas por idosos para ficar em casa. Normalmente, os idosos costumam ter mias de uma unidade de pantufas devido a sua alta usabilidade do produto.

Existem pantufas de calce fácil, de bichinhos, de patas, de games, de marcas famosas, de courino e lã, dentre outros modelos tradicionais e criativos. Daí, a escolha do que mais combina com quem receberá o presente fica a seu critério.

Pantufas Premium Super Conforto

  • Útil,
  • Vasta diversidade de opções,
  • Modelos femininos e masculinos.

Relógio

Relógios são bons presentes para idosos. Você pode escolher entre a versão de pulso ou de parede. Porém, em qualquer das opções, atente-se ao tamanho dos números. Prefira relógios que tenham números grandes, facilitando a utilização do produto mesmo ara pessoas com problemas ou desgaste de visão.

Itens para animais de estimação

Alguns idosos têm animais de estimação como peixes, cachorros ou gatos. Por vezes, eles se apegam nos animais como verdadeiros filhos. Nesses casos, dar presentes para o animalzinho pode ser uma forma de também presentear o idoso, algumas opções são: roupinhas, comedouros, brinquedos e petiscos.

Meias

Meias e cuecas também são um bom presente para idosos, pois, por vezes, eles acabam não comprando esses itens e não renovam essas peças, apesar de serem muito úteis. Algumas marcas que costumam apresentar boa qualidade e durabilidade são: Mash, Olympikus e Lupo.

Meias Térmicas Difusas

  • Alta usabilidade,
  • Variedade de cores e marcas,
  • Conforto.

Cartão

Mesmo parecendo ser um item simples, os cartões ainda não saíram de moda. Ainda mais para pessoas idosas, que vêm de uma época em que eles eram ainda mais comuns. Assim, comprar um cartão e personalizá-lo com uma mensagem e carinho escrito à mão, torna esse gesto super especial.

Cartão Enjoy Coração - Te Amo

  • Personalizável,
  • Feito à mão.

Calendário

Visto que muitos idosos têm dificuldades em lidar com aparelhos tecnológicos como computadores, smartphones ou tablets, grande parte prefere acompanhar os dias e meses em um calendário físico. Esse é um bom presente também, por ser utilizado diariamente.

No entanto, assim como mencionado sobre o relógio, fique atento ao tamanho dos números para viabilizar o uso mesmo para pessoa com problemas ou dificuldade de visão.

Difusor de aromas

Os difusores, que muitas vezes também são equipados com a função de umidificar o ar, deixam o ambiente mais cheiroso e agradável, sendo uma boa opção para o doso colocar na sua sala ou quarto.

As essências podem variar o aroma, assim, você presenteia a pessoa, e quando o conteúdo acabar, basta ela adquirir um refil para reposição e dar continuidade ao uso.

Existem diversos modelos de aromatizadores: de palito tradicional, automatizados, elétricos. Analise cada um deles e escolha a opção que melhor se adapta à rotina e capacidade do idoso que receberá o presente.

Difusor aromático

  • Conforto,
  • Bem-estar,
  • Decoração.

Itens para hobbies e jogos

Pessoas idosas costumam ter passatempos e hobbies favoritos. Se este for o caso, torna-se ainda mais fácil presenteá-lo. Alguns hobbies e respectivas ideias de presentes são:

  • Pintura: kit de pincéis, tintas, telas ou panos,
  • Crochê: linhas, agulhas, revistas e botões,
  • Tricô: linhas, agulhas, revistas e botões,
  • Coleção de moedas: moedas antigas ou estrangeiras, caixa organizadora.

Itens decorativos

As almofadas são itens decorativos perfeitos para colocar sobre o sofá ou a cama. Assim como bibelôs ficam lindos em um raque ou estante. Além disso, nota-se frequentemente em casas de pessoas idosas paninhos e guardanapos de crochê ou tecido sob abajures, enfeites e outros itens. Assim, essas são boas opções de presentes para decorar a casa dos vovôs que você pretende presentear.

Vasinho Decorativo Maia

  • Decoração,
  • Durabilidade.

Creme

Idosos, principalmente mulheres, gostam de cuidar da sua pele, mantendo ela mais preservada possível. Para isso a hidratação é fundamental.

Cremes corporais, faciais, de mãos ou rejuvenescedores tendem a ser boas opções. Você pode dá-los de maneira individual ou montar um kit. Algumas marcas disponibilizam combos com vários itens de uma mesma linha, com o mesmo aroma e textura para que o seu uso se torne ainda mais agradável e harmônico.

Itens religiosos

Caso a pessoa idosa seja religiosa, você pode presenteá-la com medalhinhas, colares, livros, escapulários, jóias, imagens ou outros itens da religião dela. Pessoas devotas com forte fé costumam gostar de receber presentes desse tipo. Mas, lembre-se de garantir que o produto faça parte da crença do idoso! Caso contrário, o presente poderá não ter grande significado para ele.

Massageador

Como dores musculares são comuns em pessoas idosas, os massageadores são um presente muito útil para elas. Além disso, promovem bem-estar e melhoram a qualidade de vida, reduzindo dores, tensões e atrofias musculares. Os modelos mais modernos costumam não ser muito pesados, facilitando a utilização que é fácil e intuitiva. Se essa for a sua escolha, não deixe de conferir no momento da compra a voltagem e as ponteiras que acompanham o item.

Em Promoção
Massageador elétrico portátil

  • Autocuidado,
  • Bem-estar
  • Saúde.

Tapete antiderrapante de chuveiro/banheiro

Os tapetes antiderrapantes para banheiro previnem quedas, evitando que o idoso se machuque ou quebre algum osso em um possível tombo. Este é um presente muito útil e de fácil limpeza além de ser uma forma de cuidado e proteção.

Tapete antiderrapante - Banho Seguro

  • Cuidado,
  • Proteção,
  • Evita quedas.

Dentre tantas opções e dicas, ficou mais fácil escolher o presente ideal para o seu amigo ou familiar idoso. Conte nos comentários qual foi o produto escolhido e não deixe de compartilhar essas dicas com outras pessoas que podem achá-las úteis ou mesmo seus avós para conferir o que eles pensam sobre nossa seleção de itens presenteáveis para idosos.

Valores atualizados em 2024-03-02 / Links Afiliados / Imagens da Amazon via API

Deixe um comentário